O Avesso da cena: Olhos hipnóticos de Drácula

2
 A Hammer inovou, entre outras coisas, na cor! Nunca o sangue havia sido visto em cores tão vermelhas quanto em seus filmes, e é claro, os olhos de Drácula sanguinários como nunca!

Os olhos de Christopher, o maior Drácula desde Bela Lugosi, eram assustadoramente vermelhos. Vermelhos como quem não pisca nunca, como um morto.
Hoje isso é conseguido fácil, lentes de contato coloridas vendem a cada esquina. Em 1966, ano de Drácula, O Príncipe das Trevas (Dracula: Prince of Darkness de Terence Fisher) a coisa não era tão simples inclusive para o ator.
O efeito era conseguido com lentes de acrílico, duras, que se encaixavam no glóbulo ocular. Nas imagens dos bastidores desse filme dá pra ver o maquiador colocando no Lee e claro, imaginar o desconforto dele.
E nesse mundão de filmes posteriores de vampiros, monstros e zumbis a coisa continuou assim! Só a partir da década de 80 que chegaram as lentes coloridas gelatinosas que conhecemos hoje e foi uma revolução!

Os Garotos Perdidos (The Lost Boys, 1987 de Joel Schumacher) é considerado o primeiro filme a mostrar os olhos dos vampiros coloridos pela nova maravilha! 21 anos após o filme da Hammer.
Aliás, parece algo tão comum, mas esse filme faz apenas 30 anos agora em 2017. É relativamente recente se compararmos ao estrelado pelo Christopher Lee. 

Um ano antes das lentes de contato coloridas dos vampiros adolescentes no cinema elas foram muito importantes nos rumos da novela Selva de Pedra da TV Globo. Para desvendar um suposto atentado Simone, a mocinha, volta disfarçada como outra pessoa.

Se na primeira versão (de 1972) ela se transformava em Rosana Reis apenas com uma peruca, agora ela mudava até a cor dos olhos. Fernanda Torres ficou super natural e irreconhecível, né? 

Postar um comentário

2Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. E continuando com o tema de vampiros: os personagens da novela Vamp também usavam lentes, mas acho que alguém do elenco era alérgico (preguiça de procurar no google), não lembro como faziam a trucagem.

    ResponderExcluir
  2. Eduardo, era lente colorida gelatinosa mesmo. Mas alguns passaram ater olhos irritados coisa e tal e passaram a usar óculos de sol.

    ResponderExcluir
Postar um comentário