Lenda do jazz que embalou Betty Boop

0
O desenho Branca de Neve de 1933 considerado um dos 50 melhores desenhos de todos os tempos é um primor em animação (executada apenas por um homem) e musical. Registra Cab Calloway em uma das melhores interpretações de "St. James Infirmary Blues".

Assista e ouça ao número no player abaixo ou clicando aqui. Para assistir a Branca de Neve na íntegra, clique aqui.

Calloway nasceu em 1907 num lar classe média e desde pequeno demonstrava aptidões artísticas. Esse filho de pais amorosos começou a estudar canto ainda criança, mas contra vontade deles, na adolescência se envolveu com a turma do jazz.

Não teve jeito. Consagrou-se com sua banda, uma das mais celebradas na primeira metade do século XX, na iconográfica casa noturna Cotton Club. Tarefa árdua já que a princípio foram contratados para substituir a Duke Ellington Orchestra quando estava em turnê.

Logo “Cab Calloway e Orquestra” se tornou tão famosa que ficou fixa, revezando com Duke Ellington. Além de viagens pelo país, apresentações em programas de rádio de muita audiência, o cantor teve a oportunidade de cantar no desenho Minnie the Moocher (Minnie A Morsa), produção de 1932 dos Estúdios Fleischer, com Betty Boop.

A empreitada foi tão bem sucedida que novamente o trabalho se repetiria em 1933 em Branca de Neve (Snow White) e The Old Man of the Mountain (O Velho da Montanha). Apenas em Branca de Neve ele não aparece no começo em “carne e osso”.

Ainda assim, o palhaço Koko dançava conforme os passos de Cab Calloway, através da rotoscópia. A técnica consiste em animar o desenho sobrepondo o traço (frame a frame) aos movimentos de um ator previamente filmado.


O resultado da naturalidade dos movimentos é quase sempre muito bom.  Leia mais sobre rotoscópia aplicada a outros filmes clicando aqui.

A presença cênica de Cab Calloway era bem marcante, em passos de dança que só se tornariam populares no mundo todo a partir dos anos 70 e 80 com o advento do break. Calloway é um dos pais do "moonwalk", popularizado por Michael Jackson.

É possível baixar legalmente 180 arquivos de MP3 de Cab Calloway no Internet Archive. Na coletânea da Era de Ouro do Jazz há a versão de "St. James Infirmary Blues" para o desenho da Betty Boop.

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)