Drácula e a mágica da pesquisa visual

0
Storyboard, grosso modo, são desenhos feitos a partir do roteiro de um filme para servir de guia na hora das filmagens. Drácula, dirigido por Francis Ford Coppola em 1992 contou com dois tipos de storyboard, um comum, parecendo história em quadrinhos e um com referências visuais.

Juntaram numa sequencia caminhos sombrios da arte por volta do período abrangido pela trama. Coppola explicou na época que o storyboard comum mostra aonde os atores têm que estar, mas não tem alma, enquanto o storyboard com as artes não mostra nada do que será, mas contém a mágica.

Foi nessa pesquisa que eles descobriram a incrível semelhança entre o ator Gary Oldman e o pintor renascentista Albrecht Dürer segundo seu autorretrato de 1500. Acabaram utilizando uma reprodução da tela no filme, conforme você lê clicando aqui.

O diretor comparou o trabalho com ir ao campo colher cogumelos para fazer uma torta. Algumas coisas dava para aproveitar, outras se mostraram venenosas.

Graças a esse trabalho o filme é opulento em visualmente, repleto de citações e sobrevive até hoje, 23 anos após sua estreia. É possível, por exemplo, que o ataque polêmico a Lucy com Drácula na forma de lobo venha da capa de uma edição antiga de “Dracula's Guest and Other Weird Stories”.
“Dracula's Guest” (O Hóspede de Drácula no Brasil) seria o primeiro capítulo de Drácula, retirado pelo próprio Bram Stoker a pedido do editor, e lançado postumamente por sua viúva em 1914 numa coletânea de contos. Além da capa, é nessa história curta (que pode ser lida integralmente em português aqui) que o personagem assume ativamente sua forma de lobo.

Considerado bastante fiel ao romance de Stoker (tanto que inclui o nome do autor em seu título), o roteiro de James V. Hart foi criterioso nas liberdades que tomou para preencher as lacunas do livro, narrado em epístolas. Algumas vezes caminha fora do livro, mas dentro do universo já explorado no teatro, cinema e tantas outras mídias onde o personagem apareceu.

Veja também:
Gary Odlman sósia de pintor renascentista
Bem-vindo à vinícola Coppola
Drácula favorito do Coppola

Quibe no Drácula de Coppola?

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)