Vertigem, obsessão e as cartas

0
 Conhecido por homenagear, copiar, reler Hitchcock, Brian de Palma prestou um verdadeiro serviço a ele em Trágica Obsessão (Obsession, 1976). É seu filme cujo roteiro mais segue um do mestre, no caso um Corpo Que Cai (Vertigo, 1958).

Segue o argumento tão à risca que a gente desconfia logo no comecinho o que pode estar por trás do que os olhos veem. Menos num detalhe crucial: A cena da carta que já havia dado o que falar em 1958 acontece num momento diferente!

No livro que inspirou o filme as revelações só acontecem no final, mas Hitch acreditava que era preciso ser bem antes, até para mostrar os conflitos dentro da cabeça de Madeleine/Judy. Após uma exibição teste o diretor não gostou da antecipação e mandou corta-la.

Aí interferiu o produtor associado Herbert Coleman que acreditava ser uma falha remover a cena, mas, pra variar, Hitchcock se manteve irredutível. Só voltaria a existir no corte final com a interferência do chefão da Paramount Barney Balaban que exigiu o retorno da sequencia, que começa com um flashback e culmina na Kim Novak contando tudo numa carta que será logo depois descartada por ela.

Ou seja, só a audiência toma conhecimento do que realmente aconteceu, não o mocinho apaixonado. Resta saber se ele descobrirá tudo e como irá proceder, o que, num filme de Hitchcock, nãos era pouca coisa.

Quem estava certo? Na época o filme foi um fracasso de bilheteria, nãos e sabe o motivo, o diretor chegou a culpar o astro James Stewart por estar muito velho e se recusou a trabalhar com ele novamente, mas isso já é outro assunto. Com o tempo se tornou um dos maiores clássicos, uma gema rara da sétima arte.

Em 1976 De Palma retorna ao tema da mulher dada como morta até o protagonista reencontrar outra muito parecida, pra não dizer idêntica em Obsession. Antes de tudo, é um dos melhores trabalhos dele, lamentavelmente quase esquecido.

O problema maior é justamente ignorar a sacada da carta que dessa vez demora a acontecer! Passamos quase uma hora sem entender o que é aquela mulher, qual trama a envolve.

 É a filha que também morreu criança? Uma desconhecida? Uma armadilha? A alma penada da esposa? Nesse tempo todo chegamos a desencanar de qualquer coisa que é exibida na tela pra ficar juntando os pontinhos, dando certa dificuldade voltar à história.

Nos derradeiros minutos, quando finalmente a mocinha (Geneviève Bujold) resolve escrever sua missiva contando tudo, não causa mais o menor impacto! É como se após tantos anos tivéssemos a resposta quanto ao corte final de 1958.

Era mesmo errado deixar a plateia suspensa por tanto tempo, sem saber o que pensar sobre algo importante do roteiro. Hitchcock, embora tenha optado e teimado de forma contrária em Vertigo, sempre dizia que suspense não combina com negligência de informações.

Veja também:
Profunda vertigem: Symeoni VS. Bass
Um Corpo Que Cai contado por cores

De Palma está vivo. Viva De Palma!

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)