O poster mais eficaz de todos os tempos

4

O quê que ela fez afinal? Ai meu Deus!!!!

Evito comentar filme muito recente aqui, ou no Cinemorama, basicamente por dois motivos: 1º - já vai ter gente pra chuchu comentando sobre ele por aí. 2º - Cinema como arte de mais de 100 anos (!!!) tem MUITA coisa a ser vista! E a prioridade é o que me apetece no momento!

Almas em Suplício (Mildred Pierce, 1946), único Oscar a Joan Crawford, estava na agulha, mas não pra agora. Até encontrar este poster aqui.

Sem foto de estrela nem nada. Só uma frase...

A história é sobre o basfond da dona de casa (Crawford) que tem uma filha (Ann Blyth) ambiciosamente uma peste! A heroína do subúrbio abre um restaurante para sustentar os luxos da guria. Honestíssima, acabará entrando em atrito com os sonhos da filha enquanto vinga no mundo empresarial graças ao esforço braçal.

Claro que vai ter cafajeste na parada, e um assassinato vem aí! Preto e branco, noir até o osso, é um filme (como diria a Palmirinha Onofre) IM-PER-DÍ-VEL!

O mais incrível! Um picolé de carambola se o argumento de Gilberto Braga pra telenovela Vale Tudo (1988) não for chupado de Mildred Pierce. Até o diálogo “Você cheira a gordura!” está presente.

Veja também:
Cinema nas novelas - A boazinha e a mázinha
Mestre do marketing


[Ouvindo: A Summer Place – Ron Grainer]

Postar um comentário

4Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Gilberto Braga é especialista em fazer isso. A novela Suave Veneno foi com certeza inspirada em Um Corpo que Cai, de hitchcock.

    ResponderExcluir
  2. Katilaine, com certeza Suave Veneno é bem parecido com Vertigo, mas era escrita por Aguinaldo Silva.

    Por acaso, co-autor de Vale Tudo!

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, o Gilberto Braga assumiu o diálogo na época e mesmo depois, em algumas entrevistas, havia, inclusive, na novela, o Eugênio, o mordomo cinéfilo que explicitava as referências aos clássicos de Hollywood... Lembro que anos depois saiu uma reportagem na revista SET sobre alguns diálogos que as novelas estabeleciam com os filmes de Hollywood...

    ResponderExcluir
  4. Leonardo, sim! Mas quando este post foi escrito (em 2009) a novela não tinha sido reexibida no Viva.

    ResponderExcluir
Postar um comentário