Trilha sonora de Jason guarda um segredo

0

Um dos motivos para a cine série Sexta-Feira 13 (Friday the 13th) é a trilha sonora, marcada por cordas e um efeito sonoro bem típico que todo mundo sabe reproduzir vocalmente. Algo como “ma ma ma ki ki ki ki!”.

Relembre ouvindo no player abaixo. O efeito aparece pela primeira vez exatamente aos 16 segundos.

O compositor Harry Manfredini, fortemente inspirado por Bernard Herrmann, foi responsável por todas as trilhas do Jason na década de 80. No documentário Crystal Lake Memories: The Complete History of Friday the 13th (2013 de Daniel Farrands) ele revela a origem do “ma ma ma ki ki ki ki!”.

Antes de trabalhar ele assistiu ao filme todo de 1981 e prestou atenção ao close na boca da Betsy Palmer no final, quando se revela que ela é o psicopata e fica reproduzindo a voz de Jason o filho morto que ordena: “Kill Her, Mommy! Kill Her, Mommy!”.
Manfredini então gravou sua voz num sintetizador Echoplex (popular no final dos anos 70 e começo dos 80) com as vogais K e M. E assim descobriu como marcar todas as sequencias com o assassino misterioso que apareceu durante todo o filme apenas em seu ponto de vista.

Seria o que a psicopata estava pensando antes de cometer os crimes, a voz do seu filho morto! Caso você não lembre, no primeiro filme não há o Jason, mas alguém que teremos que desvendar a identidade.

O recurso na trilha é bem interessante não só pela sacada inteligente, mas por ser uma boa pista sobre quem estaria matando os adolescentes do acampamento. Bem, e sobrevivemos até agora sem saber disso!

Veja também:
A verdadeira mãe do Assassino da Encruzilhada
Jason da vida real ainda é um mistério
Diga olá pra mamãe do Jason
Jason encontra Mario Bava (e muito mais gente!)

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)