A experiência de Fellini com LSD

0
 Federico Fellini leva o espectador a seus sonhos, muitas vezes com fina psicodelia. Na real ele buscou o efeito das drogas sintéticas para uso recreativo apenas uma vez, quando experimentou ácido lisérgico (LSD).

Como homem criativo ele sentia a obrigação de provar a possibilidade de se expandir. Leitor de Carlos Castaneda, tomou o autor como inspiração, mas lamentou não ter acesso às incríveis drogas indígenas que o peruano tinha acesso e descrevia seus efeitos.
Ciente que havia histórico de problemas cardíacos na família fez uma bateria de exames antes e estava tudo bem. Manteve um médico por perto, assim como um taquigrafo que registraria tudo que ocorresse.

Fellini disse à biografa Charlotte Chandler ( de Eu, Fellini – Editora Record, 1993)que nunca teve controle nenhum em sua vida, ao contrário dos seus sets. “Para mim, o autocontrole sempre foi importante e achava que o perderia por completo neste caso”, também temia o risco de um dano permanente não em seu físico, mas em sua força criativa.
Mas a curiosidade sobre o efeito de LSD que tanto havia lido era mais forte, além, claro, a mescalina de Castaneda. Confessou que assim que os preparativos para a experiência terminaram o diretor não estava mais a fim de nada (“E se eu perco meus sonhos?”), mas temeu ser considerado um covarde.

Após o efeito passar não se lembrou de absolutamente nada, nem se sentiu melhor, mais excitado ou diferente em qualquer coisa. Estava com uma leve dor de cabeça e muito cansado, depois lhe explicaram que foi por ter andando de um lado pro outro e falado sem parar por horas.
Também contaram que ele era uma pessoa cujos pensamentos nunca descansam. Sob a influência do LSD seu corpo explorou sua atividade intelectual, “Mas já sabia, antes, que minha mente estava sempre em ação” concluiu Fellini.

Segundo o mesmo, foi um domingo desperdiçado, mas tentou não lamentar o tempo que perdeu. “Só há uma droga na qual sou viciado: rodar filmes. E ela é cara” e encerrou o assunto.

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)