James Dean na mansão de Norma Desmond

0
 A mansão de Norma Desmond (Gloria Swanson) é tão importante à história de Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard, 1950 de Billy Wilder) que se torna o quinto personagem principal. É uma das mais famosas locações de Hollywood.

Segundo Borislav Stanic, historiador de Los Angeles, o imóvel foi construído em 1924 em estilo renascentista italiano pelo cônsul dos EUA no México.  Seu endereço não ficava na Sunset Boulevard, endereço que dá título ao filme.

Quando a Paramount escolheu a locação ela já pertencia ao barão do petróleo Jean Paul Getty. Ele deixava o endereço aos cuidados de sua ex- esposa, que usava o local para dar aulas de interpretação.

Tinha nada menos do que 25 quartos. A produção pode usar apenas a parte externa, os suntuosos interiores que vemos no filme foram filmados em estúdio.

Cinco anos depois a mesma mansão participaria de mais um clássico: Juventude Transviada (Rebel Without a Cause, 1955 de Nicholas Ray). O filme protagonizado por James Dean é a chance de conhecer a morada de Norma Desmond em cores!
Dá pra ver até a janelinha ali, onde Desmond confunde Joe Gillis com o cara do velório do chipanzé. O observatório Griffith (iluminado, no alto à direita) foi acrescentado por efeito óptico.
A mansão de Norma Desmond aparece nos momentos finais de Juventude Transviada e é facilmente reconhecível, embora existam algumas poucas alterações. Ela é cenário para o grande desfecho da trama, com a gangue juvenil invadindo o local "abandonado".
Originalmente não havia piscina no local, então, foi construída uma para a obra de Billy Wilder. Na verdade ela era tipo um tanque, sem qualquer mecanismo para a água circular, ainda assim, ela foi mantida pelos proprietários.
Na produção de 1955 a piscina também tem importância narrativa e dá pra perceber que foi acrescentada uma escada de cimento, provavelmente pela Warner. Onde há o chafariz à esquerda incluíram uma espécie de telhado para plantas, além de um gazebo, onde os adolescentes chegam a descansar.
Coincidentemente, tanto Gloria Swanson em 1950 quanto Sal Mineo  em 1955 saem armados pela porta lateral que dá acesso à piscina. As sequencias pertencem ao ápice das duas histórias.
 A casa foi demolida logo depois, em 1957. Em seu lugar construíram um prédio de escritórios para a companhia de petróleo.



Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)