Blade Runner antes de todas as versões existirem

2
Não deve haver filme com mais versões comercialmente disponíveis do que Blade Runner , O Caçador de Androides (1982 de Ridley Scott).  Até aqui são cinco edições em DVD e Blu-Ray, embora existam sete.

Mas o que os críticos falavam dele quando só existia um corte, aquele exibido nos cinemas no começo da década de 80? Veja o que dizia o Guia Set Especial 1000 Vídeos publicado em 1991:

“(...) O único senão do maior cult movie dos anos 80 é a cena final que quebra a tensão do duelo final de Ford e Hauer de um modo sentimental.”

Logo em 1992 lançariam a Director’s Cut após certo alarde (um estudante de cinema a teria descoberto, conforme foi dito na época) . E o final passou a ser justamente mais sombrio e nada sentimental.

Ridley Scott foi a público refutar o que o mundo já havia visto. “Um dos meus elementos favoritos ausentes da versão final era o fato do personagem de Harrison Ford ser conduzido, no filme, por sua própria culpa, sua própria paranoia. Ele se perguntava se não era um replicante."  Explicou o diretor.

O primeiro corte imposto pela distribuidora Warner (que além dos cinemas foi exibido pela TV) tinha a narração em off de Harrison Ford.  No documentário Dias Perigosos - Realizando Blade Runner  (Dangerous Days: Making Blade Runner , 2007 de Charles de Lauzirika) o ator conta que em seu primeiro contato com o script não gosto da quantidade de texto em off e junto com o diretor alterou para ele fazer o que antes narrava.

Ou seja, em certo ponto, a primeira versão dos cinemas tem alguma fidelidade com o que havia no começo do projeto.  Em tempo: na época do lançamento do Final Cut (em 2007), Ridley Scott elogiando a mais recente versão, revelou que aquela de 1992 não tinha nada demais.

Postar um comentário

2Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Eu não sabia que havia outras versões, a única coisa que eu sabia era que o fim do unicórnio foi omitido a pedido dos estúdios. Harrison Ford fez um excelente papel, seus trabalhos sejam impecáveis e sempre conseguem transmitir todas as suas emoções, é um ator que as garotas amam por que é lindo, carismático e talentoso. Blade Runner é conhecido como um dos harrison ford filmes, como acontecerá com Blade Runner 2049. Este ator nos deixa outro projeto de qualidade, de todas as suas filmografias essa é a que eu mais gostei, acho que deve ser a grande variedade de talentos. O ritmo é bom e consegue nos prender desde o princípio.

    ResponderExcluir
  2. Blade Runner é uma excelente história! Eu gosto das adaptações que fazem as histórias de ficção científica de Philip Dick. O filme Blade Runner é um dos mais interessantes dele que eu já vi. Mais que filme de ação, esse é um filme de suspense, todo o tempo tem a sua atenção e você fica preso no sofá. Vale muito à pena. No ano passado eu também li a sequela porque li a Blade Runner sinopse e achei muito bom. Acho que se você gosta das histórias de Philip Dick, definitivamente vai gostar este. Se alguém ainda não viu, eu recomendo amplamente. É uma historia cheia de incríveis personagens e cenas excelentes. É algo muito diferente ao que estávamos acostumados a ver.

    ResponderExcluir
Postar um comentário