Completo no YouTube: Street Fighter (o clássico!)

0
 Programão para um final de semana chuvoso: Street Fighter de 1974 está na íntegra no YouTube e legendado em português!  Aquele que revelou ao ocidente o astro Sonny Chiba (Shin'ichi Chiba ).

Historicamente, Bruce Lee, após abrir o mercado das salas grindhouse ao dragão ensandecido das artes marciais, morreu em 1973 e ficou o vácuo de grandes estrela do gênero. Produtores chineses criaram vários atores com sobrenome Lee, os americanos deram spot a anti-heróis que trocaram as armas de fogo pela pancadaria como Jim Kelly.

Ainda procurando alternativas, distribuidores norte americanos chegaram ao Japão e importaram Gekitotsu! Satsujin Ken e o rebatizaram de “Street Fighter”.  Foi o primeiro filme da história a receber o certificado X-Rated, normalmente destinado a fitas pornográficas, mas aqui foi pela violência gráfica.

E que violência! Tem uma cena especificamente que depois foi copiada algumas vezes: Sonny Chiba dá um golpe na cabeça do inimigo e vemos o traumatismo craniano num tipo de raio X.

Mas esta é só uma das tantas sequencias que seriam “homenageadas” em produções futuras. As lutas são rápidas, editadas de um jeito muito moderno para a época em um universo pop/kitsh que só os japoneses podem fazer, elevado ao cubo em se tratando de década de 70.
Chiba é Takuma Tsurugi (Terry no inglês) um mercenário mestres das artes marciais contratado pela Yakuza para sequestrar uma bela garota, herdeira de uma fortuna de milhares de ienes. Quando Takuma se recusa a executar o plano passa a ser perseguido pela máfia e ele jura vingança (claro!).

Em se tratando desse tipo de filme, isto é meramente a espinha dorsal. Há várias sub tramas e personagens cartunescos, literalmente a dar com um pau e momentos inacreditáveis.
Dirigido por Shigehiro Ozawa, o elenco ainda conta com Etsuko Shihomi, que se tronaria uma das mais populares estrelas do cinema de ação japonês. Aqui no Brasil ele foi distribuído em DVD pela London Filmes com o título Street Fighter – O original, provavelmente para não ser confundido com aquele de 1994 baseado no videogame homônimo.

Atualmente em domínio público, a cópia legendada em português presente no YouTube tem o áudio original japonês, assim como os letreiros dos créditos e qualidade relativamente boa de imagem. Assista online no player abaixo ou clicando aqui


Veja também:
Grandes nomes da pancadaria: Sonny Chiba
Sonny Chiba com equipe JAC no Brasil!
Completo no You Tube: A Hora do Medo
Completo no You Tube: Amityville 2 - A Possessão
Completo no You Tube: Noite Maldita

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)