Quando novelas precisam de ajuda internacional

3
Esta semana muita gente parou para ver a abertura do Mar Vermelho na novelinha Os Dez Mandamentos, exibida na TV do Bispo. Causou estranhamento a telespectadores mais atentos o quanto aquilo tudo estava falso, fora do compasso.

A sequencia editada de qualquer jeito e filmada com muitos closes, dificultando entender quem estava aonde e fazendo o quê, ajudaram a destacar os efeitos aquém do que se pode esperar da tecnologia de 2015. Coisas básicas como a luz nos atores divergir do fundo em algumas tomadas, contornos de Chroma-keys aparentes...

E olha que nada disso foi feito nos fundos de um quartinho da Barra Funda!  A emissora contratou os serviços da empresa norte-americana Stargate Studios, responsável pelos efeitos especiais de séries com The Walking Dead e Doctor Who.

O site da empresa gringa inclusive incluiu as notícias brasileiras dos 10 pontos que a emissora conseguiu sobre a Globo, com a exibição da sequência. Veja Print abaixo da página.

Agotra, inclusive pela popularização da tecnologia, já há empresas bem competentes em efeitos visuais no Brasil. Mas antes, em 1991 a Globo precisou importar um profissional de Hollywood para a novela Vamp.

O diretor Jorge Fernando viu Bob Clark num Globo Repórter sobre efeitos especiais e se lembrou dele quando precisou transformar Ney Latorraca em lobo no primeiro capítulo. Efeito óptico, não digital, como era há 24 anos.

Em 1993 a emissora carioca lembrou novamente de Clark para a novela Renascer. Novamente só para o primeiro capítulo, claro, porque o dólar não era brincadeira!

A promessa era essa, publicada no jornal Folha de São Paulo em 02 de março daquele ano:
CAR-NI-FI-CI-NA! Ele foi chamado para tornar crível a retirada de pele do ator Leonardo Vieira.

O cara trouxe as próteses de látex de Los Angeles, passou uma semana no Rio embrenhado na Floresta da Tijuca e tudo o que foi ao ar de seu trabalho foi isto:

Somente isto! Para quem leu a matéria na Folha foi um histórico “uééééé...” televisivo. Muito provável que cortaram toda a cena na hora de editar para não chocar o telespectador da novela das oito.


Hoje Bob Clark assina Robert Clark. Sua filmografia no IMDB inclui participação em Blade Runner, O Caçador de Androides (1982 de Ridley Scott), Jumanji (1995 de Joe Johnston), Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008 de Steven Spielberg) e muitos outros, mas nada de sobre o Brasil.

Postar um comentário

3Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Temos as propagandas para TV mais premiadas do mundo, com efeitos inclusive, que são de uma qualidade incrível. Aí eles importam FX pra isso.

    ResponderExcluir
  2. Se eu não me engano havia uma sequência em Renascer, imediatamente após essa do gif, em que o Leonardo Vieira aparecia em "carne viva"... ou será apenas minha imaginação?

    ResponderExcluir
  3. Oi, Junior, após essa cena vem a do Turco que costura a pele. Dá pra ver ao longe um boneco pendurado. O primeiro capítulo na íntegra >> https://www.youtube.com/watch?v=lz6rLWIKO2k (esse vídeo usei para gerar o gif. É de uma reprise, mas a sequência não é diferente do que foi ao ar na primeira exibição.)

    ResponderExcluir
Postar um comentário