Antes dos anos 80 não era fácil colecionar filmes

0
Para se rever um filme era possível apenas no cinema ou em alguma exibição na TV. Fora isso só se contentando com Super 8 e outros formatos caseiros como 8 mm e 16mm .

Castle Films era uma distribuidores de filmes adaptados para esse uso doméstico. A empresa, uma das mais importantes da área, seria morta pelo avanço do muito mais prático VHS na década de 80.

Só que a questão não foi apenas a praticidade de se trocar o carretel de película a ser projetada na parede por uma fita K7. Os Super 8 eram versões dos filmes bastante compactados, trazendo apenas cerca de 10 minutos.

Se um longa metragem tem em média onze rolos de fita 35 mm, Super 8 tem apenas um, com uma tirinha de fita. Não dava pra existir mágica na transposição das mídias.

Era como se virassem um novo filme,  às vezes recebiam outro título e  tudo.  “This Island Earth”, ficção científica dirigida por Joseph M. Newman em 1955 foi renomeado como “War of the Planets”, e existe uma página no IMDB exclusiva para este corte diminuto (de 87 minutos para nove).


Tenho alguns Super 8 que foram do meu pai, que também colecionava filmes e morreu no começo da década de 80. Inclusive “War of the Planets” ( veja na primeira foto), e eu a vida toda acreditei se tratar de A Guerra dos Mundos (The War of the Worlds, 1953 de Byron Haskin).

Publicaram uma cópia digitalizada desse “War of the Planets” distribuída pela Castle Fims entre 1958 e 1977. Assista no player abaixo ou clicando aqui.

Além de digitalizar a pessoa acrescentou o áudio correspondente, retirado do longa metragem original. “This Island Earth”, que no Brasil costumam chamar de Guerra Entre Planetas, provavelmente por causa desses compactos, ainda é em berrante Technicolor.

A maioria dos Super 8 eram preto e branco e mudos por questões de economia. A copiagem colorida era mais custosa além dos projetores sonoros serem menos comuns pelo mesmo motivo.

Com o boom dos filmes caseiros nesse formato vivemos um estranho retorno ao cinema mudo, conforme já foi tratado aqui no blog antes. A falta de áudio era resolvida com legendas um pouco diferentes dos diálogos originais já que tinham que suprir muito do que a edição havia desprezado.

Veja também:

Tubarão em Super 8
Super 8 e a volta do cinema mudo

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)