Por acidente funcionários de obra encontram pequeno tesouro do início do século XX

0
 Funcionários que reformavam os antigos galpões da Ceagesp de Santos (SP) para abrigarem o Poupatempo em 2006 se depararam com uma gema da cultura popular. Debaixo das camadas de tinta das paredes havia metros de publicidade art déco intacta.
Técnicos foram chamados ao local para a decapagem de toda a tinta com o uso de bisturis, trabalho exaustivo que levou meses para ser concluído. Aí alguém lembrou que no local, antes de ser Ceagesp  o imóvel abrigou o Cine Central.

A casa foi inaugurada em 1921, período em que Maria Inah Rangel, restauradora da Secretaria de Cultura, acredita que os painéis pertençam. Pra gente se localizar como são antigos até em termos de cinema, o prêmio hollywoodiano Oscar ainda demoraria seis anos para ser criado.

Cine Centro, Aka Popularíssimo em jornal de 1922 
No restauro eles não foram repintados, apenas detalhes (como letras ausentes) foram retocados. Os anúncios são de armazéns, alfaiates, barbearias, armarinhos entre outros tipos de estabelecimentos e empresas agora totalmente esquecidos.

Como uma capsula do tempo, além da grafia arcaica do português, hábitos de consumo ficaram registrados conforme observou um jornal local. Alimentos eram comprados em lojas de "seccos e molhados", as roupas eram feitas sob medida, os carros eram trazidos dos Estados Unidos e os móveis produzidos artesanalmente.

Como não se lembrar da chocante sequencia de Roma de Fellini (1972) em que funcionários da construção do metrô encontram afrescos milenares? Assista (ou reveja!) no player abaixo ou clicando aqui.
As pinturas santistas tiveram melhor sorte. Não consegui encontrar qualquer outra imagem mais recente dos painéis, mas o Poupatempo da cidade continua sendo neste local.

Hoje em dia tira-se selfie na frente de tanta coisa, mas ou não estão acessíveis ao público geral, ou estão sendo ignorados. Ai a analogia mostrada por Fellini...

Fotos e informações da imprensa local coletadas por Novo Milênio.

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)