Bela Lugosi como você nunca viu: COLORIDO!

0
Com uma filmografia que foi da década de 20 a 50, Bela Lugosi ficou imortalizado apenas em preto e branco. Exceção é Morto de Medo (Scared to Death, 1947 de Christy Cabanne), único filme protagonizado por ele em cores.

Em 1930 Lugosi apareceu em Noites Vienenses (Viennese Nights de Alan Crosland), mas era uma pequena participação, além do processo de cores da época ser bastante arcaico. Morto de Medo é fotografado em “Natural Color”, um processo eficaz, mas mais barato que o usual Tecnicolor.

A partir da metade dos anos 40 e principalmente nos 50, filmes com mais apelo comercial eram coloridos, sobre tudo para competir com a TV. O ator, muito conhecido por ter interpretado Drácula em 1931, se manteve alheio a essa tecnologia por fazer filmes de baixo orçamento, além, claro, de ter morrido antes da popularização da cor no cinema.

Você pode conhecer toda a incrível trajetória dele rumo ao obscurantismo clicando aqui. Frisando que hoje existem muitos trabalhos que ele estrelou colorizados digitalmente, mas em Morto de Medo foi originalmente produzido com cores.

O filme está em domínio público e disponível para download legal no Internet Archive. Infelizmente sem legendas em português.

Tim Burton já contou sobre o quão difícil foi encontrar realismo na maquiagem usada por Martin Landau para recriar Bela Lugosi em Ed Wood (1994). Aí eles se tocaram que nunca tinham visto o ator a cores e este foi um dos motivos para rodar o filme em B&W, coisa que não era comum na década de 90.

A percepção técnica era real e Ed Wood levou dois Oscars, maquiagem e ator coadjuvante para o incrível Martin Landau. Merecidos, mas poucos para uma obra-prima e aí já é outra história.


Há casos de astros “em preto e branco” por motivos diferentes aos de Bela Lugosi. Jean Harlow, por exemplo, ícone platinado que faleceu antes da popularização do cinema colorido, vista apenas nas capas de revista em processos rudimentares de colorização.

Veja também:
Uma vida em tons de cinza
Em glorioso preto e branco
Celeste Holm conhece a cor
Marilyn agora em cores!!!
Quanto menos cor melhor
E filmes B colorizados são toleráveis?


Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)