Desenho animado criou ameaça ecológica

0
Guaxinins são uns bichos muito fofos, mas se tornaram uma praga no Japão! Naturais das Américas do Norte e Central foram parar lá, no outro lado do mundo, por um tropeço da cultura popular.

Até boa parte da década de 70 eles não existiam em território asiático. Tudo começou quando a Disney lançou o filme Rascal (1969 de Norman Tokar), o sucesso fez com que produtores japoneses providenciassem o animé  “Araiguma Rasukaru“ em 1977, também baseado no livro de Sterling North.

A história fala sobre as memórias do autor norte americano que quando era menino encontrou um guaxinim muito fofinho e resolveu cria-lo. Só que o novo amiguinho cresce e arruma muita encrenca na vizinhança, sendo obrigado a ser devolvido à floresta.
 Crianças e adolescentes japoneses amaram o personagem, ignoraram a parte da tristeza final e começaram a importar guaxinins dos EUA para serem criados como animais de estimação. Estima-se que no auge da febre o país importou cerca de 1.500 animais por ano.

Muitos, claro, acabaram sendo soltos nas florestas e se reproduziram a ponto de se tornarem uma ameaça difícil de ser controlada às plantações e templos milenares. Sem predadores naturais e inteligentes para se adaptarem a todos os ambientes, hoje os guaxinins estão em 42 das 47 províncias rurais ou urbanas.

Um estudo do governo de 2006 estimava que as perdas nas lavouras eram de 164 milhões de ienes anuais (cerca de US$ 2 milhões hoje) , cinco vezes mais do que o registrado dois anos antes, só que a população da espécie e os danos provavelmente cresceram nestes anos que se passaram.
"Mas são tão bonitiiiinhos! <3"
Segundo o site ecológico Página 22, “Os guaxinins também estão comprometendo diversas espécies locais, como o tanuki ou cão-guaxinim, um canídeo local, com o qual disputam alimento e território. Além de inúmeras espécies que servem de alimento ao mascote convertido em predador como roedores endêmicos, cobras, rãs, libélulas, borboletas e camarões. Os guaxinins também têm ameaçado o lagostim japonês e a salamandra de Tóquio, espécies consideradas particularmente vulneráveis.”

Para tentar reverter, ou reduzir o desastre, o governo japonês tem tentado diminuir a população de guaxinins estabelecendo cotas anuais de animais a serem capturados e eliminados em algumas regiões, mas enfrenta problemas com a opinião pública. Numa pesquisa feita pela prefeitura de Kanagawa, apenas 31% da população apoiava o abate.

A mesma pesquisa apontou que o anime Araiguma Rasukaru não tinha mais influência sobre a percepção pública dos guaxinins. Mais da metade dos participantes tinham visto o desenho, mas os modelos estatísticos mostraram que não influenciou o apoio ou rejeição ao abate.

As ironias de tudo são que a mensagem do livro de Sterling North era exatamente o oposto disso, o respeito à vida selvagem e que isso aconteça logo no na Japão. O país tão acostumado a ver invasões de monstros como Godzilla, Mothra e Gamera foi dominado pelos pequenos mamíferos. 


A terceira imagem é um oferecimento Tofugu, informações de Página 22, Japan Times e Nautilus

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)