King Kong seria pai do Monstro do Lago Ness. É sério!!!

0
 Historiador da Universidade de Columbia sugere que o mito em torno do Monstro do Lago Ness foi criado por causa do sucesso do filme King Kong (1933 de Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack). A criatura é a principal fonte turística daquela região da Escócia.

A teoria que faz a ligação ao filme pode ser debatida, mas faz certo sentido. Há relatos sobre a criatura (carinhosamente chamada de Nessie) desde o século VI, mas nunca descrevendo sua forma, assim como um mergulhador no final do século IX que mergulhou nas águas turvas e saiu apavorado, alegando ter visto algo.

Segundo informações do Daily Mail, o estudioso Daniel Loxton lembra que a forma do monstro como conhecemos surgiu em 1933, período em que King Kong era febre nos cinemas do Reino Unido. Na época um casal de hoteleiros alegou ter visto uma criatura de pescoço comprido entrando na água do lago.

O relato deles foi publicado com sensacionalismo por um jornal local e logo ganhou repercussão nacional e depois internacional. No ano seguinte, um circo chegou a oferecer uma boa quantia para quem capturasse o ser, sendo que também naquele ano surgiu a primeira fotografia que “comprovaria” sua existência, fraude revelada apenas em 1994.

Antes da década de 30 figuras de dinossauros não eram tão populares quanto agora, o que também ajuda a explicar o encantamento com a película do macaco gigante e seus possíveis desdobramentos naquela região. “O relato do casal deu origem a muitas outras aparições, tornando o dinossauro que aparece em King Kong a explicação favorita para Nessie ao longo do século 20 ", diz Loxton.

Um dos dinossauros a aparecer em King Kong
Mesmo com toda a extensão do lago já tendo sido escaneada e pesquisada por sondas, resultando na afirmação das autoridades locais em 2003 de que o monstro não existe, várias pessoas continuam dizendo que o viram. O jornal The Scotsman publicou ao final de 2013, que pela primeira vez em décadas, Nessie não havia sido visto por ninguém naquele ano.

O Monstro do Lago Ness não seria a única vez que o estrondoso sucesso de um filme teria relação com o comportamento das pessoas. A partir de 1973, quando O Exorcista (The Exorcist de William Friedkin) levou multidões aos cinemas, aumentaram consideravelmente as notícias de pessoas que se diziam possuídas pelo tinhoso.

Não deve ser à toa que boa parte dessas igrejas que tiram demônios dos fiéis por módicas quantias em dinheiro foram inauguradas na primeira metade dos anos 70...

A primeira imagem é um oferecimento Skyenimals

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)