A garota mais censurada em Hollywood

2
E indiretamente Jane Russell e o produtor diretor Howard Hughes lucraram com a moral e bons costumes do inicio da década de 40. O título O Proscrito (The Outlaw, 1943) ajudou a fomentar a imaginação da plateia da época por anos a fio até poderem realmente assisti-lo.

Finalizado em 1941 o filme só seria exibido em 1943 na tentativa de escapar dos muitos cortes impostos pelo órgão regulador formado pelos próprios estúdios. Com 115 minutos (a metragem que temos na maioria das edições em DVD) chegou a ser exibido em alguns estados, mas logo recolhido pelo próprio Hughes que não queria retalhar ainda mais a película.

Seria relançado em 1946 com furor público! O dono de um cinema de São Francisco foi preso por exibir fita "ofensiva à decência" o que causou o banimento em muitos lugares, incluindo Nova York.

Ainda assim, o filme continuou sendo exibido pelos EUA e ganhando muito dinheiro. A estreante Jane Russell tornou-se estrela embora seus atributos físicos, explorados à exaustão para promover O Proscrito, fossem muito mais comentados do que qualquer aptidão dramática.

De picante mesmo o filme tinha sua figura sexy, revolucionária como o primeiro papel feminino num faroeste. Antes as mulheres eram figuras meramente ilustrativas, sem interesse relevante às histórias de cowboys.

Entre os mitos que surgiram está o de que Howard Hughes, também aviador, usou seus conhecimentos de dinâmica para projetar seu sutiã, semelhante aos que existem hoje. Russell confirmava isso, mas dizia que não o usou em cena, porque ele não pediria pra conferir.

 Com todos os entraves com a censura explorados pela imprensa e Hughes gastando os tufos em promoção, Jane Russell ficou conhecidíssima sem nunca ter sido vista no cinema. Só voltou a trabalhar em outras produções a partir de 1946.

Veja também:
Jane Russell no cúmulo da voluptuosidade
A classificação dos filmes de Hollywood
Howard Hughes: A garota esquecida do harém

Postar um comentário

2Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Hi very sexy and Beautiful Jane Russell the Pin up thank you i am such a Big fan of Her. i will stick with Her

    ResponderExcluir
Postar um comentário