Um quadro, dois filmes, uma vida

2
Frame de Boêmio Encantador (Holiday, 1938 de George Cukor)
Frame de Os Amores Secretos de Eva (Queen Bee, 1955 de Ranald MacDougall)

Como muitos atores da era muda do cinema, Luke Cosgrave está hoje esquecido. Sua filmografia tem a peculiaridade de possuir um filme com Katharine Hepburn e outro com a Joan Crawford sem nunca ter pisado nos sets deles!

Na década de 30 já estava com décadas de carreira, fazendo papéis de pouco destaque como velhinho. Aceitou posar para o departamento de cenografia da Columbia Pictures como o falecido avô da milionária família de Boêmio Encantador (Holiday, 1938 de George Cukor).

Cary Grant e o retrato de Cosgrave ao fundo
O filme é uma das comédia ligeiras estreladas por Hepburn e Cary Grant. O galã, ao entrar na mansão pela primeira vez chega a perguntar de quem é aquele retrato, ocasião em que o quadro recebe um close.

Até falecer em 1949 aos 86 anos, Cosgrave continuou trabalhando muitas vezes sem ser creditado . É dessa forma que aparece em ...E O Vento Levou (Gone with the Wind , 1939 de Victor Fleming) e Caminho Áspero (Tobacco Road, 1941 de John Ford), duas das produções mais conhecidas em que aparece.

Talvez justificando a fama da Columbia de ser o mais pão duro entre os grandes estúdios de Hollywood, foram reutilizar o tal retrato de Luke Cosgrave 17 anos depois. Ele decora um cenário de Os Amores Secretos de Eva (Queen Bee, 1955 de Ranald MacDougall).

Aparece lá na parede do conjugado de um dos quartos da mansão de Joan Crawford. E podemos dizer que mesmo no cinema mudo ele nunca teve tanto destaque na carreira quanto o conquistado com essa pintura a óleo!


Postar um comentário

2Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. é interessante vc perceber que a relação que nós temos com essas pessoas do passado é virtual e indireta. vc por exemplo nunca ficou cara a cara com a joan crawford mas sabe quase tudo sobre ela. vc é quase "intimo" dela hahaha

    ResponderExcluir
  2. Alexandre, "quase tudo" é um exagero. Não dou muita peteca pra fofoca rasteira.

    Me interesso mais pelo que aconteceu para que determinado filme fosse dessa ou daquela maneira. Juntar caquinhos...

    O Marco pensou numa coisa aqui em casa. Talvez Joan Crawford soubesse quem era no quadro, já que ela também era do cinema mudo.

    ResponderExcluir
Postar um comentário