sexta-feira, 5 de julho de 2013

Joan Crawford, a queridinha do Brasil


Joan Crawford foi ao Rio de Janeiro e adorou!!! A primeira visita oficial da atriz ao Brasil em 1960 virou capa da Manchete, uma das principais revistas semanais.

Isso foi antes do estrondoso sucesso de O Que Aconteceu com Baby Jane? (What Ever Happened to Baby Jane?, 1962 de Robert Aldrich). Joan ainda era famosíssima por aqui!

Além da Manchete, esta passadinha pelos trópicos via cruzeiro marítimo foi destaque da capa do jornal A Folha de São Paulo de 22 de Julho do mesmo ano
. Ocasião em que, segundo o jornal, realizou o sonho de conhecer uma casa brasileira ao lado das filhas Cynthia e Cathy (Christina e Christopher ficaram em casa de castigo?).

Muito solicita com os jornalistas, só recusou ser fotografada ao ar livre. “Não gosto de sair de olhos fechados; e se ficar a favor do sol, como evitar?”, completou com “Além do mais tenho olhos azuis, e o azul desaparece quando o sol é forte.”.

Revelou que antes de ser atriz trabalhava como cantora de ópera, carreira que abdicou a favor do cinema. Oi? Que eu saiba, ela não canta e na verdade havia sido bailarina de cabaré.

Outro destaque da entrevista é que ela nunca tinha assistido a um filme produzido no Brasil, “porque eles não são exibidos nos EUA como são na Europa”. Teria manifestado esse desejo no cruzeiro que estava fazendo, mas ninguém mais a bordo se interessou.

No site Joan Crawford The Best consta que foi numa visita ao país em 69 que surgiu sua amizade com a Zuzu Angel , leia clicando aqui. Época em que a estilista carioca se tornou queridinha de estrelas como Kim Novak e Liza Minnelli.

E a Veja registrou com bom humor uma terceira visita em 1970, leia clicando aqui. Aí sim, Joan é referida como a Joan que a gente conhece.

4 comentários:

Gastão disse...

Teria sido mesmo um golpe de publicidade a adoção de Christina e Christopher? Em caso de "sim", funcionou na época?

Miguel Andrade disse...

Gastão, não se sabe, né? Nem se o que o livro conta é real.

Adotar sempre pega bem. Adotar, arrotar religião, etc. :D

Gastão disse...

Pois é...Toda vez que aparece alguma celebridade adotando, sempre lembro primeiro da Christina Crawford (devo ter assistido Mommy dearest quando tinha uns 10 anos), e fico imaginando se a criança adotada será bem tratada. Andei procurando imagens dos filhos adotados do Tom Cruise, a aparência dos dois pelo menos parece boa.

Miguel Andrade disse...

Gastão, mesma coisa aqui.

Tem uma das gêmeas, aliás, a comentada no post, que esteve no Brasil, que não reclama da mamãe Joan Crawford.

Vi um vídeo de uma entrevista recente com ela.

Related Posts with Thumbnails