R.I.P. Ray Harryhausen

1
Faleceu aos 92 anos, o mestre dos efeitos visuais Ray Harryhausen. Ele vivia atualmente em Londres, na Inglaterra.

Fã assustado de King Kong (1933) resolveu tentar ele mesmo a técnica num período em que o cinema engatinhava na área. Curiosamente, os filmes em que trabalhou davam o mesmo gostinho a quem os assistisse.

Os primeiros passos foram ao lado de George Pal, precursor da animação frame a frame, mas logo foi abraçado por Hollywood. Pelo custo e tempo disposto para o stop-motion, tornou-se também produtor.

Harryhausen virou referência em histórias fantásticas para gerações de espectadores, conquistando seu nome em destaque no material promocional e a técnica (rebatizada por de Dynamation) nos pôsteres. Façanha homérica no cinema norte-americano até para diretores.

Assumiu para a Columbia três filmes históricos para o desenvolvimento dos efeitos especiais: O Monstro do Mar (The Beast from 20,000 Fathoms, 1953 de Eugène Lourié), O Monstro Do Mar Revolto

(It Came from Beneath the Sea, 1955 de Robert Gordon) e A Invasão dos Discos Voadores (Earth vs. the Flying Saucers, 1956 de Fred F. Sears). Todos distribuídos em DVD no Brasil pela Sony em edições luxuosas embora com tiragens diminutas.

Muito lembrado pela precisão conquistada na luta entre o herói e um exército de esqueletos em Jasão E O Velo de Ouro (Jason and the Argonauts, 1963 de Don Chaffey), tem a sequência copiada e reverenciada por décadas. Veja alguns exemplos clicando aqui.

Na década de 80, com a computação gráfica já se anunciando de forma tímida, mostrou do que ainda era capaz em Fúria de Titãs (Clash of the Titans, 1981 de Desmond Davis). Ele vinha de uma série de filmes do Simbad ou que exploravam a mitologia oriental.

Não raro, seus monstros animados valiam mais do que o roteiro. Conseguimos nos lembrar de alguns sem identificar em qual filme apareceram.

Veja também:
Imortal exército de esqueletos
Ray Harryhausen - Gênio trabalhando
Remakes servem pra isso




Postar um comentário

1Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário