Há 60 anos nascia Marilyn Monroe

0
Mais relevante do que ter se “comemorado” os 50 anos da morte da Marilyn Monroe em 2012, seria celebrar os 60 anos do nascimento de Marilyn Monroe em 2013. Não o nascimento da atriz, mas do mito Marilyn Monroe.

Até por que, ele não morreu, está vivo para um grande número de pessoas que jamais assistiram a um filme se quer da Loira. Ícone da beleza e sensualidade hollywoodiana nasceu de um emaranhado de contextos, como qualquer produto pop.

Em 1953 a indústria cinematográfica americana estava em crise com a feroz chegada da TV. Para concorrer surgiu o CinemaScope, e todos foram aos cinemas ver o uso da tecnologia principalmente em Como Agarrar Um Milionário (How to Marry a Millionaire de Jean Negulesco).

A promessa era de que beldades como Marilyn Monroe, Betty Grable e Lauren Bacall seriam vistas em realísticas proporções. Mas todas as atenções eram para a primeira que no mesmo ano já havia aparecido nos sucessos Torrentes de Paixão (Niagara de Henry Hathaway) e Os Homens Preferem As Loiras (Gentlemen Prefer Blondes, Howard Hawks).

Era a hora e vez da garota de 27 anos com certa notoriedade como modelo e cerca de meia dezena de anos tentando a sorte em pequenos papeis no cinema. Em 1953 ninguém estampou mais capas de revista do que Marilyn Monroe.

Uma pesquisa básica por capa de revista mais o ano mais seu nome e temos acesso a a centenas delas. Inclusive em japonês, chinês e hebraico!

A conjunção astral estava tão positiva que naquele ano ainda surgia uma certa revista chamada Playboy. Que sabiamente colocou a estrela do momento em sua capa e no miolo um punhado de fotos antigas que ela posou no começo da carreira.

Para os pudicos tempos isso destruiria a carreira de qualquer uma. Marilyn sabidamente não negou que era ela nas fotos (antes das cirurgias plásticas e do loiro platinado), mas declarou à imprensa que em começo de carreira precisava fazer de tudo para não passar fome.

Uma astuta meia verdade que não só colou como a fez mais famosa. Com pessoas torcendo pelo sucesso daquela atriz que realmente teria começado por baixo e que merecia viver este conto de fadas americano.


A foto principal deste post é do fotógrafo Bert Stern que fez uma série de imagens dos últimos momentos da atriz em 1962. Belíssima, sua aparência com cabelo Jack Kennedy é muito distante do glamour 50’s que personificou tão bem.

Estranhamente, a moda mudou rápido do surgimento ao “esvaecer” de Marilyn Monroe. Para a posteridade ficou aquela primeira imagem de 1953.

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)