Grandes nomes da pancadaria: Sonny Chiba

0
Figura onipresente em centenas de produções de artes marciais, Sonny Chiba (ou Shinichi Chiba) passou a ter o nome reconhecido pela maioria no ocidente após aparecer em 2003, após aparecer em Kill Bill Vol. 1 de Quentin Tarantino. Tardiamente para a maior lenda do gênero depois de Bruce Lee.

Descoberto num concurso de caça talentos da gigante produtora Toei, ele está por trás de boa parte do que se viu no cinema e na TV vindos do Japão a partir da metade dos anos 70. O que o torna muito mais do que um ator famoso de filmes de lutas.

Fundador da JAC (Japan Club Action), escola de treinamento de dublês, preparou talentos para séries como Jaspion, Jiraya e Changeman, só para citar três exemplos muito conhecidos no Brasil. Sua formação foi como pupilo do iconográfico coreano Kyokushin kaikan na década de 60.

Chiba veio a interpretar o mestre numa trilogia iniciada com Combate Mortal (Champion of Death/ Karate Bullfighter/ Kenka Karate Kyokushinken, 1975 de Kazuhiko Yamaguchi). A bem sucedida ousadia ajudou a transforma-lo em super astro.

Ou seja, ele não era apenas um ator simulando lutas, mas um praticante de quatro ou cinco estilos, faixa preta em todas. Nos 70, com o cenário cinematográfico dominado pelo karatê chinês, se destacou internacionalmente com judô, ninjutsu e kendo e até karatê de forma realista.

Dublês formados na JAC não se tratam apenas daqueles caras que substituem os astros nas cenas perigosas, mas pessoas aptas a lutar diante das câmeras. Há uma boa lista de nomes que passaram por lá e que se tornaram celebridades como Etsuko Shihomi e Hiroyuki Sanada, visto na série norte americana Lost.

Assim, o estilo Sonny Chiba está tradicionalmente perpetuado na cultura pop dos nossos tempos. Além do rosto encontrado com facilidade em centenas de produções cults e ele ainda está em atividade como ator.

A primeira e terceira imagem são um oferecimento Vintage Ninja

Veja também:
A estampa é a mesma, mas o cabelo...
Grandes nomes da pancadaria: Abdullah The Butcher
Grandes nomes da pancadaria: Jim Kelly


Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)