Anacronismo é o senhor

4
Catei esse frame de How to Get the Man's Foot Outta Your Ass. No filme independente de 2003, Mario Van Peebles conta as agruras que seu pai Melvin passou para dirigir Sweet Sweetback's Baadasssss Song em 1971.

De se imaginar que a princípio nada deve ter sido fácil arranjar dinheiro para um filme que apostava no público negro. Filme que deu (literalmente) o pontapé inicial ao movimento Blaxploitation.

Logo depois os grandes estúdios abraçariam a lucrativa ideia. Shaft (de Gordon Parks ) do mesmo ano levou até um Oscar, ainda que com classificação R.

Enfim, o filme de 2003 parece ter carecido das mesmas dificuldades financeira, embora isso não invalide a importância de sua concepção. Reconstituição de épica muito abaixo.

O primeiro screenshote deste post, por exemplo, é quando aparecem várias fachadas de uma rua de cinemas, provavelmente a lendária 42th. O que a brasileirinha Igreja Universal do Reino de Deus faz ali em 1970?

A igreja do Bispo Edir Macedo foi fundada em 1977. Só se expandiria para outros países (atrás de imigrantes pobres como se percebe nas placas em espanhol nos EUA) décadas depois.

[Ouvindo: Body Sex Remix – Kraftwerk]

Postar um comentário

4Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Epíteto de igreja caça-níquel é que nem nariz de bêbado, meu filho...

    E eu te garanto que o Maiscedo não viu isso aí. Nesse tempo ele comia o feijão com farinha que o diabo amassou com o traseiro.

    ResponderExcluir
  2. Letícia, aposto que os gringos na hora de fazer o filme pensaram que era algum exotismo sul americano muito tradicional.

    ResponderExcluir
  3. Acho que o fenômeno é mundial e variadíssimo. Daí pra haver coincidências é um pulo.

    ResponderExcluir
  4. Letícia, burrismo? É mundial! O nosso, como é um país pobre e limitado, onde todas as atenções só podem estar focadas pra um lado, fica mais evidente.

    ResponderExcluir
Postar um comentário