A poderosa raiz de tannis

7
Se uma vizinha de certa idade lhe oferecer um pingente secular, contendo algo de odor forte, desconfie! Oficialmente raiz de tannis é para dar boa sorte...

Mas é um poderoso elemento para encantos da feitiçaria! Pelo menos no livro O Bebê de Rosemary (Rosemary's Baby) de Ira Levin e também na adaptação cinematográfica de 1968 de Roman Polanski.

Tal raiz não existe na realidade, foi inventado pelo autor. Na Wikipédia consta que o nome próprio Tanis é a forma grega para Tanith, cuja origem semita significa “senhora da serpente”.

Essa é a forma como chamavam a deusa fenícia do amor e fertilidade. Então faz bastante sentido os velhinhos encherem Rosemary de tannis root.

Versátil, além de ser usada em adornos, tem ainda aplicações culinárias ao ser misturada em mousses e vitaminas. Minnie e Roman Castevet dizem se tratar de uma raiz, mais tarde Rosemary descobre se tratar de um fungo.

Além disso, no livro Todos Bruxos ela fica sabendo que o nome é outro:

“Em seus rituais, usam frequentemente o fungo chamado Devil's Pepper (Pimenta do Diabo). Esta é uma matéria esponjosa derivada de regiões pantanosas com um forte e característico odor. Considerado com poderes especiais, ela tem sido usada em rituais e encantamentos.”

Para que serve exatamente é um mistério. Certeza absoluta de que para dar sorte é que não é!

[Ouvindo: Flamenca ye yé – Carmen Sevilla]

Postar um comentário

7Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Um relicário ainda dá pra você jogar fora o que tem dentro e esfregar direitinho com água e sabão antes de usar.

    Mas bonecas... NUNCA me ofereçam bonecas. Dessas de pano. Tenho verdadeiro pavor, e passo por cima de qualquer intenção carinhosa: me desfaço na hora.

    ResponderExcluir
  2. Não de macumbaria em geral. Até porque, se necessário, passo em cima de trabalho em esquina.

    Meu problema são as bonecas de pano para adultos. E as ciganas de carne e osso. E pessoas que grudam em mim.

    ResponderExcluir
  3. Letícia, ah, verdade! Bonequinhas fingindo serem de época são triiiistes!

    E as ciganas de rua também, e a pessoas que grudam idem!

    ResponderExcluir
  4. Por anos eu morria de medo de assistir Rosemary. Q eu me lembre, foi o primeiro filme "adulto" q eu vi quando criança. Me deixou tão impressionado que levei muito tempo para conseguir assistir mais uma vez.

    Minha mãe era muito parecida com a Mia Farrow d cabelo joãozinho, meio Jean Seberg, oq certamente contribuiu para o meu trauma.

    ResponderExcluir
  5. Leo, e você nasceu no dia 6 do 6 de 1966? :O

    Ainda acho um filme bem marcante. Envelheceu muito pouco, ao contrário de O Exorcista.

    ResponderExcluir
  6. O Bebê de Rosemary foi um dos filmes mais assustadores que já vi na vidaaaaaa.

    ResponderExcluir
Postar um comentário