Seis meninas prodígio que cresceram bem

15
Jodie Foster - Começou aos 7 anos (1969). Oscar em 88 e 91.


Drew Barrymore - Começou aos 4 anos (1978).


Natalie Wood - Começou aos 5 anos (1943). Três vezes indicada ao Oscar


Anna Paquin - Começou aos 4 anos (1986). Oscar em 1993.


Christina Ricci - Começou aos 10 anos (1990).


Elizabeth Taylor - Começou aos 10 anos (1942). Oscar em 1961 e 1967.


Falando em criancinhas talentosas logo vem à mente casos terríveis de alcoolismo, frustração na vida adulta, etc. Mas o nosso lado mais otimista também gosta de acreditar que nem sempre é assim.

Pelo menos no cinema norte-americano. Há casos, claro, como o da Shirley Temple ou Brooke Shields, que ao crescerem desandaram a reclamar de suas mamães que não viam limite na cavalgada á glória de suas pimpolhas.

Nesses últimos dias o país tem discutido bastante (ou literalmente à exaustão) o caso da menina Maísa, e os possíveis exageras que ocorreram em sua participação no programa do Silvio Santos. Judicialmente, segundo matéria na Folha Online, a garota está proibida de aparecer no show.

Mais triste que o uso indiscriminado de sua imagem é a chuva de falsos moralistas discutindo sua vida, além dos que querem uma lasquinha de sua notoriedade bancando de seus protetores. Preocupados com birra de criança mimada em rede nacional num país com tantas notícias de garotinhas que se prostituem nas esquinas, que trabalham em carvoarias ou morrem desnutridas.

Quando eu fazia birra igualzinho aquelas, ou piores até, minha mãe sempre me calava na maioria das vezes sem nem precisar pegar no chinelo. Bastava dizer: “Ótimo! Quanto mais choro menos xixi!”!

Veja também:
Liz Taylor - Quero ser grande
Quando o chinelo não surte efeito
A original Shirley Temple paper doll
Linha do tempo de Roddy McDowall


[Ouvindo: Cosmic Daddy – Venus Gang]

Postar um comentário

15Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Que bestagem isso de tirar a menina do ar, não acha? Ela só fez em público aquilo que toda criança "prodígio" faz. Manha, birrinha. A garota é super protegida pelo SS. Pra mim isso é jogo de marketing puro, matéria paga pra polemizar. A maneira mais rápida de se virar assunto, burburinho...

    ResponderExcluir
  2. Carmen, não tinhe pensado por esse lado, de ser tudo uma grande armação... Mas não duvido de nada mais...

    Putz, porque não desligam a TV e vão lavar roupa quando ela aparece pra ser "explorada"? Aliás, explorada pra divertir a audiência, é bom não esquecer da lógica da existência dessa guriazinha aparecer na TV.

    Tá parecendo que ela vai lá só porque o SS é sádico, né?

    ResponderExcluir
  3. Pensa bem... Por quantos anos o Raul Gil fiz micagem com essa menina no palco! Zuou ela, explorou até mais, porque pagou muito menos pela atração. O SS tá no papel dele. Os pais da criança é que tinham que estabelecer os limites, mas são uns vendidos. Quaisquer 20 mil os calam. Além de parecerem ser mandados pela menina.

    ResponderExcluir
  4. Carmen, tá na hora do Brasil começar a valer a responsabilidade paternal. Pais não têm posse, mas guarda de menores.

    Precisam sim serem responsabilizados por qualquer coisa a respeito dos filhos até 18 ou 21 anos, não sei direito.

    É como aquela história de menor infrator ser penalizado e os pais continuando a fazer filho a torto e a direito.

    ResponderExcluir
  5. Você está certíssimo Miguel, se o infrator é "de menor", os pais devem ser responsabilizados e esterilizados (pronto, falei). Nesse país o povo aprendeu a exigir seus direitos, mas esqueceu seus deveres, e isso vale para todas as classes sociais.

    Agora, que seleção ótima de meninas prodígio, todas adoráveis. Liz Taylor é DIVA!

    ResponderExcluir
  6. Boa selecção de actrizes, ainda que tenham qualidades diferentes.

    ResponderExcluir
  7. Glauco e faltou algumas, mas não queria me alongar muito no assunto :D

    E com certeza! Os pais não dão educação e os monstrinhos sobram pra gente? Num dá né?

    Victor, não eram as qualidades de atrizes que levei em consideração, mas atrizes que começaram enquanto crianças.

    ResponderExcluir
  8. E a Judy Garland? Ela tb ñ começou cedo?

    ResponderExcluir
  9. Miguel, em relação ao caso Maisa, será que não estaria na hora da Super Nany entrar em ação e fazer uma intervenção entre Maisa e Silvio Santos?

    ResponderExcluir
  10. Miguel, adoro a linda, sexy, fofa e talentosa Anna Paquin, que brilha no bárbaro seriado de vampiros moderninhos TRUE BLOOD (vai começar a segunda temporada no HBO), mas não faço a mínima idéia de onde e como começou. Já ganhou Oscar ? Era criança prodígio, é ?

    ResponderExcluir
  11. Jorai, pois é! Faltou também Kirsten Dunst.... Mas no caso da Garland, conhecidamente ela não foi nada bem quando cresceu. Morreu muito nova aparentando o dobro da idade até.

    Nivaldo, não como o SS ainda não pensou nisso!

    Jôka P., por O Piano! Lembra? De toquinha rastafari ela ficou muda quando ganhou o Oscar.

    ResponderExcluir
  12. No time das que não deram (muito) certo quando cresceram tem a (já clichê) Linda Blair.

    Fez comerciais de TV, posou p/ fotos, tudo antes dos 10 anos e aos 18 anos já tinha sua "promissora" carreira como atriz encerrada.

    Miguel, fiquei passado ao saber que ela tinha feito testes para o papel da jovem prostituta em "Taxi Driver" e para (!!!) "A Lagoa Azul".
    Me imaginei vendo a Linda Blair - pelo menos - uma vez por mês na 'Sessão da Tarde', semi-nua e gritando com aquela vozinha no meio da ilha "Richard! Richard!!"

    ResponderExcluir
  13. Ed, ela era endemoniada! Veja >> http://cidadaoquem.blogspot.com/2009/01/linda-blair-nem-o-diabo-salvou.html

    ResponderExcluir
  14. muamba escaneada, verdade! Faltou! Natalie Portman, Kirsten Dunst, etc. Já dá pra fazer um segundo post no gênero :D

    ResponderExcluir
Postar um comentário