Quando economia não é base pra porcaria

0
O Solar Maldito (House of Usher, 1960)A Mansão do Terror (The Pit and the Pendulum, 1961)
Obsessão Macabra (Premature Burial, 1962)Muralhas do Terror (Tales of Terror, 1962)
O Túmulo Sinistro (The Tomb of Ligeia, 1964)
O Corvo (The Rave, 1963)
A Orgia da Morte (The Mask of Read Death, 1964)

Roger Corman voltou á popularidade no fim da década de 80, início dos 90 como Rei dos Filmes B. Coincide com a explosão do VHS, e é provável que um dos motivos seja o baixo custo dos direitos de copyrights, ideal para sustentar a fome por lançamentos naquela época.

Prolífero diretor e produtor, a dívida do cinema com ele é incalculável. Orgulhoso de fazer filmes em apenas um dia, deu a primeira oportunidade a diretores que se consagrariam mais tarde. Nessa extensa lista ressalto Francis Ford Copolla, Peter Bogdanovich, James Cameron, Joe Dante entre muitos outros que tiveram sua primeira oportunidade ou foram influenciados por sua obra.

Apostando em novos talentos, elenco com ex famosos de Hollywood e argumentos com temas em alta o fez lançar o livro “How I Made A Hundred Movies In Hollywood And Never Lost A Dime” (mais ou menos “Como eu fiz uma centena de filmes em Hollywood e nunca perdi centavos”). Invejável numa industria tão arriscada como a cinematográfica.

Agora, no caso dele, economia não pode ser confundida com má qualidade. Não pode, por exemplo, ser comparado a Ed Wood, considerado o pior diretor de todos os tempos. Muitos de seus filmes são pequenas obras-prima inventivas, que ainda por cima custaram pouco.

O ciclo de adaptações de Edgar Allan Poe é memorável. Cenários góticos requintados, maioria dos roteiros de Richard Matheson (Além da Imaginação), e elenco fabuloso, sobreviveram ao passar do tempo de forma competente.

Fotografados em cores berrantes e de violência estilizada, nem de longe se pára pra pensar em quanto aquilo pode ter custado. Exatamente o oposto do que a indústria hollywoodiana faz, divulgando gastos astronômicos como forma de promoção.

Os sete filmes ainda consagrariam Vincent Price como principal astro do horror. Price estrelou todos exceto Obsessão Macabra, quando deu lugar a Ray Milland.

A lista deste post com todos os filmes dele baseados em Poe levou em conta seus títulos quando lançados nos cinemas brasileiros, ou exibidos na TV. Muitos são conhecidos das mais diversas formas internet afora.

Não me sinto apto a falar qual é meu favorito. Talvez O Corvo (o único distribuído em DVD no Brasil) seja o que menos gosto.

Veja também:
Russ Meyer - Quando o cinema tinha mais peito
Trecho de O Homem dos Olhos de Raio X


Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)