Uma cena, três falhas

10

E gosto sim de grandes épicos bíblicos, assim como de desfiles de escola de samba na Sapucaí!

Os Dez Mandamentos (1956) é o melhor deles, com Anne Baxter fazendo uma Nefretiri bem gatinha 50’s e as putarias subliminares que Cecil B. DeMille apreciava inserir neste tipo de filme. Há também alguns pequenos erros de continuidade e outros nem tão pequenos assim.

Perdoáveis, claro, levando em consideração as proporções colossais da produção. Nesta sequência importante, o mais óbvio é que quando Moisés (Charlton Heston) é mostrado por trás o cajado está em outra mão.

Ainda, dependendo do ângulo o sol também troca de lugar e a cor da areia fica mais clara. Na faixa com comentários (excelentes) do DVD, uma historiadora explica que isso aconteceu por ter sido filmado metade no Egito (quando ele aparece de frente) e metade nos estúdios da Paramount, na Califórnia (quando ele aparece de costas).

Veja também:
Assim na tela como no céu
É com esse ou c cedilha?


[Ouvindo: Earth Angel – The Jayos]

Postar um comentário

10Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Eu "somente" assisti esse filme umas 5 vezes...hehehhehe

    ResponderExcluir
  3. Eu só vi a sério em DVD. terminei de ver e comecei a rever com a historiadora comentando. Fabuloso!

    Tanto é que agora tenho o DVD triplo que vem com o mudo. Terei que dar o duplo pra alguém.

    ResponderExcluir
  4. Dá ele pra mim, já que estou esperando um "Singin' In The Rain" até hoje... rsrs. Mas, falando em erros de continuidade, eu tenho aquele "A Barriga do Arquiteto" do Greenaway, e numa cena o Brian Dennehy tira a cueca para dormir nu com a esposa, mas quando ele se deita e se cobre com o lençól, lá está ele usando a cueca que havia acabado de tirar!!!

    ResponderExcluir
  5. Kordacapra, como você é compreensivo!

    Mas o que é engraçado é que sempre são uns erros bobos, que parecem fáceis de serem percebidos.

    ResponderExcluir
  6. Esta cena que te falei tinha no YouTube, mas acho que deletaram, como inúmeras outras.

    ResponderExcluir
  7. Kordacapra, este You Tube é muito frágil! Só não desaba de vez porque não tem outros fáceis ou populares. Um saco!

    ResponderExcluir
Postar um comentário