Sem título

4
O Clamor do Sexo

Se há algo que brasileiro sabe fazer bem é telenovela. Pode ser a mais furreca do canal mais miserável, que mesmo assim ainda dá de dez em qualquer mexicana, portuguesa ou ainda mais norte-americana. O bom de se morar sozinho é o domínio do controle remoto. Quando aparece aquele romancezinho chulé é só mudar de canal. E toda novela que se preze tem um romancezinho chulé, herança dos folhetins. Ruy Castro dá uma explicação no prefácio de Núpcias de Fogo, obra no gênero de Nelson Rodrigues: “(...) só podiam existir numa época de grande repressão sexual, em que o desejo se convertia em paixão e a falta de sexo (ou de amor) tornava as mulheres histéricas.” Talvez aí esteja a diferença das nossas para as do resto do mundo, não se prendem apenas a isso. Silvio de Abreu é de longe meu autor favorito, suas histórias raramente giram em torno da mocinha pobre de marré que ama grã-fino mau caráter. Prefere andar na linha tênue que separa o dramalhão latino do escracho das chanchadas. Amarga fracassos homéricos quando tenta ousar. As Filhas da Mãe seria uma das melhores, se não fosse encurtada em 10 semanas (!!!). Não deve ser fácil ter o que dizer às massas. Agora entrega Belíssima (maravilhoso nome chupado de Luchino Visconti) redondinha, sem nada muito estrambótico na trama. Repetiu alguns elementos, como o morto que não morreu tal e qual Laura de Otto Preminger, entre costumeiras referências cinematográficas, tempero ao cinéfilo mais atento. O elenco em si é o supra-sumo do que se pode esperar de tal produto. Coube a Carmem Verônica e Íris Bruzzi o papel de divas de outras épocas de volta aos spots. A cena em que interpretaram Two Little Girls From Little Rock, com coreografia similar à de Marilyn Monroe e Jane Russel já está nos anais da TV. E só no Brasil para uma indicada ao Oscar dar preciosas colheres de chá toda noite. A pérfida Bia Falcão de Fernanda Montenegro faz a governanta de Rebecca parecer seguidora da irmã Dulce.

[Ouvindo: Olê Olá – Chico Buarque]

Postar um comentário

4Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Oi, Miguel!
    Só aqui prá te encontrar!
    Mandou o orkut para os ares!? rs
    Pelo menos percebi que está escrevendo mais no blog... que bom!
    Manda notícias! Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Pára TUDO! Vocês vêm telenovelas portuguesas no Brasil? Estou... chocada! ('-')

    ResponderExcluir
  3. Bia Falcão é o futuro!
    digo logo...

    e pra moçoila que perguntou se aqui passam telenovelas tugas, passam, mas não dão mais que 3 pontos de audiência pra Bandeirantes que ainda dubla (???) as vozes!
    =P

    odeio piçoas desinformadas! hunf...

    ResponderExcluir
  4. mig só mauis uma coisa...
    como eu coloco um lance destes do Flickr no meu blog? não to sabendo fazer...
    :s

    ResponderExcluir
Postar um comentário