Sem título

6
A Estranha Passageira

Todo filme de bandido que se preste onde eles preferem se esconder? Rio de Janeiro! Perguntei outro dia a um amigo que de Madri como ele imagina o Brasil: “Como en las películas de Hitchcock, Bossa Nova, Lucélia Santos, Xuxa, Pelé...” Quem me dera que houvesse uma retroprojeção do Corcovado no nosso dia-a-dia! Para gringo o país é um imenso Rio de Janeiro de mentirinha. Ainda! E cansei de escrever que minha língua não é espanhol ou brasilês. Mais difícil é explicar o que é rebolado depois de apresentar “Gretchen, La Reina Del Rebolado”. Sim, sim! To aculturando esse povo pro caso de quererem fazer turismo. Ele me mostrou Miguel Bosé, eu o Fábio Junior. Deve ser quase a mesma coisa. Trash por trash… Fora isso o Brasil é legal. A terra onde seu povo se acostuma com tudo. Talvez no Haiti as janelas das casas também tenham grade, as pessoas morem em barracos mas possuem carro quase do ano, TV na sala mas pedem pra vizinha guardar seu leite pra não azedar. Celular com tecnologia de ponta no bolso, mas poucos dentes na boca. Escolhemos sempre um governo incompetente que alivie nossa culpa de se dar bem a todo custo. Somos roubados e enganados praticamente a cada compra (seja do que for) e gritamos que americano é que gosta de explorar brasileiro. Em contrapartida imitamos o Jazz deles na cara dura, demos o nome de Bossa Nova e ainda somos reconhecidos internacionalmente pela “criação”. Orgulhosamente é um dos poucos países onde seus portadores de HIV recebem tratamento gratuito. Temos atores e cineastas geniais e músicos do quilate de um Chico Buarque ainda na ativa. Mas alguém no Brasil sabe disso?

[Ouvindo: I Try - Macy Gray]

Postar um comentário

6Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. com, urticária desde que chico anunciou o novo disco...

    eu não quero apenas disco
    quero SHOWWWWWWWWWWWWWWWW

    o qual estarei na porta por uma semana pra guardar o lugar. O.O e pode ser o valor que for, eu rodo a bolsinha na praia, mas eu vou!
    O.O

    ResponderExcluir
  2. Olá encontrei os teus blogs através da "nuvém numero 9". Muito interessantes. Só para dizer que as tuas criticas são muito criativas. Aqui por portugal a musica brasileira tem encontrado cada vez mais adeptos e um cantinho muito especial no coração de muitos portuguesas. E existem musicos brasileiros a fazerem coisas muito interessantes em parceria com alguns portugueses.

    Parabens pelos blogs. Confeço que "La dolce vita" e " "Cinemorama" são mais a minha onda.

    ResponderExcluir
  3. Enquanto somos obrigados a ouvir Tchans, garrafinhas, vassouras e não sei mais o que; ver peitinhos e pelinhos e cofrinhos balançantes na tv; e engolir um governo que nós colocamos lá mas que não faz nada por nós; o melhor do Brasil vai para a Europa, ser apreciado por quem sabe dar valor. É só abrir os sites da Gal, da Monica Salmaso, da Tereza Cristina e outras. Mais shows em Paris que no Rio e em São Paulo, os ditos "polos culturais do pais".

    ResponderExcluir
  4. Precisaria-se despertar o senso crítico no povo, por meio da educação desde a mais tenra idade, da instigação, do não-conformismo. Mas isto não existe, as pessoas acabam aceitando tudo por achar que não tem jeito mesmo... Se eu soubesse a solução pro problema crônico pra este País eu juro que contava pra todo mundo. Apesar de tudo, amo aqui. Só que queria ver este lugar melhor. Espero que não reelejam o Lula, pois a reeleição significaria o aval do povo para a corrupção e a putaria sem vergonha que acontece neste governo. E mostraria que o povo é mais burro do que a gente pensa... seria muito triste.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se nas escolas brasileiras existe adisciplina de musica. Essa poderia ser uma boa forma de quebrar barreiras e mostrar a excelencia da musica brasileira.

    Miguel obrigado pela visita e deixei-te resposta.

    ResponderExcluir
  6. O que você disse é totalmente pertinente. A imagem que o Brasil tem lá fora não é das melhores. Precisamod de muitos Fernandos Meirelles pra mudar isso.
    Abraços

    ResponderExcluir
Postar um comentário