Sem título

4
Efeito Borboleta


Todo domingo era igual. 19 horas: Os Trapalhões. E assim que acabasse, alguém se levantava e mudava pra TVS (!!!), no Show de Calouros. Silvio Santos, o camelô que se tornou magnata das telecomunicações, havia chupado a fórmula do popular programa de Chuck Barris na TV norte-americana. Trocou o gongo por uma campainha, mas o time de jurados brilhando mais que os que se apresentavam no palco era a mesma coisa. Meu avô declarava que a Sônia Lima era baixa, uma de minhas irmãs tinha o Sérgio Mallandro (quem?) como símbolo de beleza e todos naquela sala achavam a Aracy de Almeida detestável. Ninguém fazia idéia de quem fosse aquela criatura ou de seu passado glorioso na era do rádio nacional e suas parceiras com Noel Rosa. Em seu fim de carreira (mesmo!) ela se resumia a tocar uma campainha quando a cantoria não a agradasse, mesmo com todos gostando. “Aaaaah, Aracy de Almeida!” era o bordão do patrão nestas horas. Se por ventura ela gostasse dava “dez pau!” mascando jujubas, amendoim ou algo que o valha. Minha prima nessa época tinha o cabelo ruim e o apelido que os guris da rua lhe deram não podia ser outro: Aracizinha! Pra sua desgraça saíam correndo atrás dela gritando “Dez pau! Dez pau!” Aguardadíssimas eram as competições entre travecas. Antes de elas entrarem o apresentador amortecia o impacto explicando que eram artistas que faziam muitas imitações como Chaplin, Elvis e até Snoopy. Não entendia porque ali na TV se resumiam a Liza Minelli, Maria Bethânia, Gal Costa... Na platéia caseira havia um certo silêncio, até brincávamos com minha mãe que ela poderia ir lá competir graças a seu sexo definido erroneamente como M no RG. Com o Leão Lobo entre jurados a homofobia gritava, porque (esta palavra é tosca, confesso) assumia-se gay e usava barba. Uma velha senhora (daquelas cheirando a nafta, cabelo acaju e óculos de gatinha), amiga da família, durante uma visita classificou os gays. Leão Lobo estaria na categoria dos “sem vergonha” que faziam a coisa só por fazer, e os travestis eram legítimos. Simplesmente perdi o sono imaginando que aqueles seres eram a evolução da homossexualidade, criaturas para serem expostas em um programa de calouros como bezerros de duas cabeças em parques de diversões... Numa bela manhã, depois de alguns anos de casulo, todos desabrochariam como mulheres lindéééééééééérrimas! A década de 80 passou rápido, e no início dos 90 mudei de canal. O Fantástico ainda era o tal na exibição de videoclipes. Gravei no recém-comprado videocassete o novo de uma tal Madonna. Erótica mostrava que não há rótulos suficientes para catalogar todos os seres humanos.


[Ouvindo: Miénteme – Aterciopelados]

Postar um comentário

4Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Eu via o show de calouros, mas em outra época. Ainda tinha o Sergio Mallandro (tenho um vinil dele), a Sonia Lima, a Elke Maravilha, a Flor (???) e o Pedro de Lara fazendo o papel de rabugento.

    E lembro que uma vez o Silvio deu um torra na mulher do Wagner Montes (que também era do juri) pois ela classificou um desses seres que faziam as performances como travestis. SS gritou do alto de sua importancia que o nome correto eram transformistas.

    Aaah, e na época que eu via elas não interpretavam somente Gal, Bethania e similares. As plumas já tinham sido descobertas...

    ResponderExcluir
  2. EU SEMPRE AMEI A ARACY COM AQUELE SEU "MAU HUMOR" HILÁRIO. E FECHOU INTELIGENTEMENTE ESSE POST, HEIN? PRA VARIAR...

    ResponderExcluir
  3. A cada dia o Sílvio santos se torna um ser mais enigmático, mais surpreendente, mais imprevisível e mais trash. Outro dia vi um pedacinho do tal programa "Rei Majestade". O que é que era aquilo?!?! Já notou como ele está cada vez menos "Moleque Selerepe" e com mais jeitão de "Tia Sapeca"? Tem horas que dá saudades dos anos 80...

    Pedro: Ué, a mulher do Wagner Monter não é a Sônia Lima??

    ResponderExcluir
  4. ops!!! ainda ñ virei uma travinha! será q dá tpo? tô encruado?

    ResponderExcluir
Postar um comentário