Sem título

6
Old Boy

E se houve uma imagem que me acompanhou a vida inteira (além do Darth Vader, claro!) foi a do papa João Paulo II chegando a um país, se ajoelhando e beijando o solo. Alimentei por anos a fio a vontade de fazer o mesmo assim que desembarcasse em Tokyo. Isso antes, bem antes de virar moda, e boa parte das multinacionais serem compradas por japoneses. Aos sábados, na TV Bandeirantes, no saudoso Japão Pop Show, dava pra sonhar um pouco. Muito raramente eles passavam animações stop motion, aliás, as mesmas exibidas também em Portugal. Elas começavam com “mocachi, mocachi, mocachi,”, e uma voz na nossa língua ia traduzindo: “Era uma vez...”. Hoje as programações matinais das TVs abertas ou fechadas estão abarrotadas de animés, e não só japoneses, mas coreanos e chineses estão aqui e ali, com suas caras amarradas e nada de sorrisos, mesmo que amarelos. Gelo ao entrar em lojinha “a partir de 1,99” de compatriotas da Gong Li. Pensou se essa gente encana que você roubou algo? Vá se explicar em mandarim que eu quero ver! E se lutam kung fu? Pensou? Comprava cigarro em um boteco e o chinesinho (sempre no caixa) ficava segurando o maço e avisava: “É dois leal!” TODO SANTO DIA!!! Tonto que sou, já entrava mostrando os dois reais, até o dia em que encrespei sem o mínimo medo de receber um shaolin kick em contrapartida... Outra vez fui em outro pra comprar isqueiro. Só lá dentro notei que a dona devia de ter (sendo otimista) uns 283 anos, tipo o Pai Mae de Kill Bill. Na hora (e você sabe, né? A gente pra pré julgar é 1, 2, 3!) pensei que não devia nem saber falar português. “Bom dia! (insisto sempre em bom dia, por favor, obrigado, quem sabe um hora eles...) a senhora tem isqueiro?”, e ela “É puzá?”, “Isqueiro, minha senhora, quero um isqueiro”, e ela cada vez mais alto “É puzá?”. Hi, cacete, puzá deve ser isqueiro em mandarim... “Isqueiro! Isqueiro!”, “Puzá, Puzá”. Até que vi uns paraguaios na vitrine e apontei pra eles: “Isqueiro, Bic!”, aí ela: “No! Este no é Bic e custa dois leais. O Bic é só puzá aqui dentlo!”. Comunicação realmente é tudo nesse mundo globalizado...



[Ouvindo: Nós - Cássia Eller ]

Postar um comentário

6Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Lion Mannnnnn... eu amo o Lion Man!!! ^^
    agoura, nao entendi o lance do puza, o que raios eh puza??

    * estou em um mac, nao sei o atalho pra os acentos :s

    ResponderExcluir
  2. que legal, eu também curtia muito esses seriados o Loman podia voltar, a Band era muito boa nessa epoca.

    Alessandro http://alebandblog.zip.net

    ResponderExcluir
  3. Bem, uma grande lembrança da tenra idade, ligada à cultura japonesa, é... Ultraman e Ultra Seven! Admito: amava os dois! Queria conhecê-los, partilhar com Ultraman de sua identidade secreta!
    É isso. Deu uma nostalgia, por isso quis comentar esta lembrança... bye, Miguel!

    ResponderExcluir
  4. "Quem não se comunica se estrumbica", já dizia Chacrinha...

    E quem faz Comunicação acha que se comunica...

    Acha, porque...

    ResponderExcluir
  5. E aqui, não tem nenhuma relação o fato da pessoa com quem eu troquei e-mail ser da renovação...

    Eu que falei que não acredito em inferno astral!

    ResponderExcluir
  6. Oi primo, td bem?

    N tenho andando desaparecido, apenas ocupado com muito trabalho.

    Aproveito também para te "intimar" a participar numa brincadeira. Vai ao meu blog e entenderás tudo.

    Fica bem, abraço!

    ResponderExcluir
Postar um comentário