Sem título

8
Carlota Joaquina, Princeza do Brazil



E ainda tenho que responder por que moro em Jundiaí... Bem, pelo menos é diferente de Itapeva. Você leu direitinho! Não é Itupeva, muito menos Itapevi ou coisa que o valha, e fica ao sul do estado de São Paulo, não em Minas. Fui lá no Natal, lugar que já declarei ser minha Rimini, título que, pensando hoje, retiro por completo. Minhas melhores lembranças, com certeza, não estão lá plantadas. E tive uma sensação bem negativa... Gente pouco amistosa, ranzinza. Não é o Brett que me acusa disso volta e meia? Touché! Tá explicado!!! O azedume local é indiscriminado, e se você teve (na visão deles) a sorte de escapar daquilo ali, tornou-se, pelo feito em si, uma persona non grata. Talvez sejam mais autênticos, mal disfarçando o desapreço por terceiros. Será qualidade? Não chuto mais pedrinha por aquelas terras benquistas por Joaquim Furquim Pedroso, e isso está longe de me causar qualquer tipo de saudosismo. Nem acho que Jundiaí seja lá essas coisas. Se um dia (talvez daqui a 400 e tantos anos, quem sabe) Itapeva evoluir economicamente, se tornará uma espécie de Jundiaí do Sul. Só vão precisar deixar de se ocupar com ranços coloniais e entender o que realmente é desenvolvimento. Vá conhecer (por sua conta e risco!) e descubra as mais lindas cachoeiras do estado. O difícil é saber quem conhece o caminho até elas, pois aos olhos locais parece não haver riquezas... Só rancor e, claro, a disputa pelo minguado vil metal. Já Jundiaí é aquele pobre de marré que ganhou uma herança fabulosa. Toma champanhe em copo de requeijão decorado com As Meninas Superpoderosas. A poucas horas da capital, ainda não conheci quem queira se mudar pra lá. Diferente do famoso nariz em pé sorocabano. Salve as coxinhas da Real, e pouco me importo com o que sobra de lá também. Jundiaienses possuem sotaque três vezes mais carregado do que em qualquer outro lugar onde morei. E na aula explico assim o RGB: "Verrrrrmelho, Verrrrde e Azul". Às vezes exagerava, tipo Rei do Gado, pra ver se eles percebiam a graça, mas que nada. Claro que hoje esse erre caprichado já me escapa autenticamente: "Carla, fecha a porta que esse ar me perturba!". Estou ficando nato, só dá pra perceber que sou forasteiro porque não como macarronada todo dia, meu sobrenome não tem aquele monte de eles, esses, erres, e ainda não aprendi a cantar o hino municipal! Pasme! Qualquer um aqui sabe cantarolar o hino a Jundiaí: "Ó terra querida Jundiaí, teus filhos amantes são de ti...".


[Ouvindo: Chingon - Malaguena Salerosa]

Postar um comentário

8Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    EU NUNCA RI TANTO!
    ESCREVE UM ROTEIRO DE UM SERIADO DE UM POBRE TUGA QUE MORA NO INTERIORRRRRRRRRRRRR
    UIHSADSAHDSAUIDSAUIDHSUIADUISAHD

    aimmm
    acabaram de me chamar de fofoqueiro no msn! porque eu ainda fico pasmo com isso??
    uiahduasiduiasuh

    =* adoro tu tatu!

    ResponderExcluir
  2. eu nunca tinha reparado no tentaculo subindo pela placa haha, não imaginava que vc gostasse tanto assim do sotaque daqui, mas é bom saber que até os forasteiros estão aprendendo o hino da cidade!
    abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Aonde moro é tudo ao contrário. Não há quem não queira fugir para BH (há quem faça isso todos os dias, num processo de migração pendular incrivelmente cansativo, dado ao precário estado de conservação dos onibus).

    Eu, daqui há, no máximo, dois anos, dou um ponta pé bunito nessa cidade aonde o povo serve sardinha em bandeja de prata (herança dos bons tempos) fingindo ser coisa boa e falam de lugares que já foram o hype mas só eles não sabem que tudo já é pó.

    ResponderExcluir
  4. a melhor foto do teu flickr

    http://www.flickr.com/photos/miguelandrade/81734313/in/photostream/

    =p~~~~

    ResponderExcluir
  5. uma coisa é certa!!!vc nunca corre o risco de ser abduzido longe de lá!!!eheheheheeheh amigos do homer

    ResponderExcluir
  6. você pode tirar Itapeva do ranzinza, mas nunca o Ranzinza de Itapeva.....
    Boa semana

    ResponderExcluir
  7. Sotaque carregado? Pelo jeito tu não conheçes ainda Piracicaba!!!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo, wow! É tão forte assim em piracicaba?

    ResponderExcluir
Postar um comentário